Independência Financeira

O que é Independência Financeira?

Essa ilustração abaixo traduz melhor que qualquer definição, o que é independência financeira


-------------------------------------
Livro Independência Financeira

Você está construindo um aqueduto ou apanhando baldes d'água?

Era uma vez um vilarejo, um lugar excelente para viver, exceto por um problema. Faltava água.

Para resolver esse problema, de uma vez por todas, os anciãos decidiram organizar uma concorrência para contratar a entrega de água diariamente no vilarejo.

Duas pessoas se ofereceram para participar da concorrência. Eles acreditavam que a competição garantiria preços baixos.

O primeiro dos dois concorrentes que ganhou a concessão, Ed, imediatamente comprou dois baldes de aço galvanizado e começou a correr de lá para cá até o lago, que ficava a 1.6 kilômetros.

Imediatamente, começou a ganhar dinheiro à medida que corria de manhã a noite pegando água do lago com seus dois baldes.

Todas as manhãs ele tinha que acordar antes dos demais, para assegurar que haveria água suficiente quando eles quisessem.

O trabalho era árduo, mas ele estava feliz por estar ganhando dinheiro e por ter conseguido exclusividade, uma vez que o segundo concorrente vencedor, Bill, desapareceu por um tempo. Ele não foi visto durante meses, o que alegrou Ed, pois ele não tinha concorrência. Ed ganhava todo dinheiro.

Em vez de comprar dois baldes para competir com Ed, Bill, elaborou um Plano de Negócios, montou uma empresa, encontro quatro investidores, contratou em presidente para realizar o trabalho e voltou seis meses mais tarde com uma equipe de construção.

Um ano depois, o seu pessoal tinha construído um enorme aqueduto de aço inoxidável de grande volume, que ligava o lago ao vilarejo. Na cerimônia de inauguração, Bill anunciou que sua água seria mais limpa do que a de Ed, pois sabia que havia reclamações de sujeira na água.

Bill anunciou também que poderia abastecer o vilarejo, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Ed só podia entregar água nos dias úteis...

Ele não trabalhava nos finais de semana. Então Bill anunciou que cobraria por esse serviço altamente especializado e pela água. cuja a qualidade era mais confiável, 75% menos do que Ed cobrava.

Para competir, Ed baixou suas taxas em 75%, comprou mais 2 baldes, colocou tampa neles e passou a buscar 4 baldes em cada viagem.

Para prestar melhores serviços, contratou 2 filhos para ajudá-lo no turno da noite e nos fins de semana. Quando seus filhos foram para a faculdade, ele disse:

- Voltem logo para a casa, pois um dia esse negócio pertencerá a vocês.

Por algum motivo, eles nunca voltaram após a faculdade.

Ed acabou tendo problemas com o empregados e sindicatos. O sindicato pedia maiores salários, mais benefícios, e queria que seus empregados buscassem apenas 1 balde por vez.

Bill, por sua vez, percebeu que se aquele vilarejo precisava de água, então os outros vilarejos também deveriam precisar. Ele reformulou seu Plano de Negócios, e partiu para vender seu sistema de entrega rápida de água potável, em larga escala e a preços baixos para outros vilarejos afora.

Ele ganha apenas 1 centavo por balde d'água entregue, mas entrega milhões de baldes d'água, e todo aquele dinheiro desaguava em sua conta bancária.

Bill desenvolveu um aqueduto para entregar dinheiro a si mesmo, da mesma forma que a água era entregue nos outros vilarejos.

Bill viveu feliz o resto de seus dias. Ed trabalhou muito duro o resto da vida e sempre teve problemas financeiros.

Fonte: Best Seller "Independência Financeira Guia do Pai Rico - The Cashflow Quadrant - Robert T Kiyosaki - Sharon L Lechter - Mesmos autores de PAI Rico, PAI Pobre" - Editora Campus - Todos os direitos reservados - Copyright 2002, 2003, 2004
Independência Financeira - O Guia do Pai Rico

"E é disto que esse livro trata: do que é preciso para se tornar um "D" e um "I". É para pessoas que estão cansadas de apanhar baldes e estão prontas a construir aquedutos para o dinheiro escorrer para dentro e não para fora de seus bolsos." - Robert T. Kiyosaki


-------------------------------------------------------
Como Planejar minha Independência Financeira?

Se você entrou nesse blog e pensou: "não posso investir porque não tenho dinheiro" Esse blog foi feito para você e vai te orientar passo a passo como realizar e executar um bom plano personalizado de investimentos sem ter dinheiro para isso.






O Primeiro passo para o Planejamento Financeiro Pessoal é definir a sua VISÃO. É definir onde você deseja chegar precisamente em termos de contrução do seu patrimônio. Visão é um local que você deseja ocupar no espaço e no tempo!

Exemplo:  Veja que essa visão é clara! Ela possui o "valor do capital acumulado", o "tempo" e a "renda" que você deseja atingir para o a formação do seu patrimônio pessoal. 
"Possuir um patrimônio pessoal de 1 milhão de reais acumulado em imóveis até dezembro de 2015 que por sua vez gerem uma renda passiva de 10 salários mínimos vigentes"


Qual a sua visão? Onde você quer chegar? Imagine que você vai planejar uma viagem com origem Maceió e destino Recife. O que você faria? Qual o veículo (estratégia) que você escolheria para transportá-lo até o destino? Um ônibus? Um carro de passeio? Um avião? Veja que só podemos decidir isso se soubermos ONDE ESTAMOS e para ONDE VAMOS, ou seja local de origem e local de destino. Planejar a independência financeira é realizar uma viagem! E para ser efetivamente preciso na definição do destino, você necessita ter as informações necessárias das coordenadas geográficas do seu alvo. Podemos fazer a seguinte analogia: LATITUDE, LONGITUDE E ALTITUDE. Observe que a VISÃO do nosso exemplo acima, possui 3 INFORMAÇÕES estratégicas, CAPITAL ACUMULADO(1 milhão), DATA (dezembro de 2015) e RENDA PASSIVA (10 Salários Mínimos).

Sem essas 3 informações definidas na sua VISÃO, você não saberá o local correto, você não saberá o seu alvo. Se não sei o alvo, como então atingi-lo? É muito comum, as pessoas sem ter uma visão de onde desejam chegar saírem pensando nas estratégias que irão usar para INVESTIR. Ou seja, onde vão colocar o seu DINHEIRO e o seu TEMPO, que são as únicas variáveis que podemos investir.

Se a visão fosse:
"Desejo um dia ser um milionário, dono de vários imóveis para ter uma renda extra para a minha aposentadoria."

Veja que lendo essa visão, é muito difícil comunicar qual é o local de destino para a formação do seu patrimônio pessoal. Como você vai comunicar essa VISÃO para a sua família?

Você pode estar pensando que essa visão é muito ambiciosa para alguém que não tem nenhum patrimônio acumulado. Mas a verdade é que se você acreditar que é possível chegar lá em 5,5 anos, então você chegará!  Lembre-se a base é educação financeira pessoal. Confira no link desse blog, audio books as sugestões para você investir o seu TEMPO na construção dessa base para a construção da sua coluna de ativos!

Postagens + vistas