quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ações ou Imóveis: Qual o investimento mais rentável no longo prazo?

Qual ou quais veículos de investimento escolher para viajar até a independência financeira! Imóveis ou Ações?
Nesse artigo vamos comparar a multiplicação de capital de dois veículos famosos, IMÓVEIS e AÇÕES.

Começarei com duas Notícias, do UOL Economia e da Folha on line:
"Apesar das perdas recentes, de agosto de 2000 a junho de 2010, as ações da Petrobras renderam 711,14%, enquanto o dinheiro que ficou no FGTS rendeu, no mesmo período, 63,69%, o que mostra a vantagem das ações no longo prazo."
http://economia.uol.com.br/ultnot/infomoney/2010/07/07/ult4040u27906.jhtm

"Em dez anos, os papéis preferenciais da empresa valorizaram 617%. "A uma taxa anualizada, o rendimento foi de 21,78%, considerando que houve anos em que os ganhos foram maiores e outros em que foram menores", diz Oliveira. No período, investimentos atrelados à Selic valorizaram 318%."
http://noticias.bol.uol.com.br/folhaonline/dinheiro/2010/07/05/acao-da-petrobras-e-melhor-opcao-para-longo-prazo.jhtm

Agora comentarei comparativamente com um investimento em imóveis feito por uma amiga em julho de 1999. Ela investiu 8 mil reais na chave de um apartamento de 76 m2 no bairro Gruta de Lourdes em Maceio-AL( um bairro considerado de classe média alta). Esse apartamento foi alugado e com o valor do aluguel foi possível pagar a parcela do financiamento, IPTU, taxas extras e algumas reformas que foram realizadas na unidade. Não houve necessidade de nenhum desembolso adicional nesse período de 11 anos.

Com 10 anos o apartamento foi quitado. E a partir daí a investidora começou a usufruir da renda do aluguel (500 reais livres de IPTU e condomínio, praticamente 1 salário mínimo de renda)) que antes era destinado para pagar a parcela do financiamento e multiplicar dessa forma o seu patrimônio pessoal. Será que foi um bom negócio? Você mesmo poderá avaliar e tirar suas próprias conclusões.

Atualmente, esse imóvel está avaliado em 90 mil reais (para uma venda rápida). Então fazendo umas contas rápidas, observamos que o capital investido foi multiplicado por mais de 10 vezes. Ou seja ele cresceu 82 mil reais nesse período, o que por sua vez representa 1.025% de valorização no período de 11 anos.

Podemos concluir que com uma boa estratégia usando IMÓVEIS podemos chegar a rendimentos semelhantes ou até mesmo superiores ao rendimento de AÇÕES blue chips (fichas azuis, fazendo referência a cartas mais cobiçadas de um jogo), que no caso são as campeãs na combinação rentabilidade e segurança da bolsa de valores. Não podemos deixar de mencionar a liquidez (capacidade de um ativo se transformar em dinheiro) desses dois veículos: as ações possuem uma liquidez mais alta. Então é bom ter cuidado para administrar o seu fluxo de caixa tendo uma boa reserva para emergências e não precisar se desfazer dos imóveis o das ações.

E qual é essa estratégia? É simplesmente pesquisar e comprar bons imóveis de tal forma que com o aluguel seja possível pagar o valor da parcela do financiamento ou consórcio imobiliário. O negócio também é minimizar o capital próprio investido e obter capital de terceiros a baixo custo como já comentamos em artigo anterior.

Podemos concluir que muito mais importante que o veículo de investimento que você vai usar, é ter um bom plano de investimentos com uma visão de futuro de onde você quer chegar e usar estratégias inteligentes de multiplicação de capital!

7 comentários:

  1. olá...sou daqui de maceio tbm. Sou estudante do curso de eng. civil na UFAL e tenho muita afinidade por investimentos em geral. Pesquisei bastante varios livros para ler e comprei pai rico pai pobre e os segredos da mente milionaria. Adorei seu site e gostei mais ainda por você ser daqui da minha humilde cidade. Gostaria de saber de você se existe algum curso ou palestra aqui em maceio que pudesse me ajudar a alcançar "meu primeiro milhão".

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro Henrique! Obrigado pela visita ao site! É uma satisfação! Você comprou os livros que considero os 2 pilares para a educação financeira pessoal! Quem ler e praticar, jamais terá a mesma vida financeira! Parabéns pela escolha! Em breve estarei ministrando palestras nessa área. Assim que tiver tudo certo divulgarei aqui no blog! Acontecerá uma palestra gratuita aqui em Maceio (estarei lá presente). Segue os dados para você se inscrever:
    https://www.xpe.com.br/etapas_da_inscricao_xpe.aspx?palestra=true

    Evento: Casais Inteligentes Investem Juntos
    Data: 07 junho
    Horário: terça - 19h30min a 20h30min
    Local: Auditório Norcon Empresarial - Maceio - AL
    Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva 2789 Magabeiras
    Observação: REALIZAÇÃO VESSEL INVESTIMENTOS (82) 3313-2106

    ResponderExcluir
  3. Caro Eduardo, muito obrigado por responder! Espero poder estar em todas as palestras que você me indicar. Eu não estou conseguindo acessar o site que você mandou...

    ResponderExcluir
  4. Pedro, tenta acessar: http://www.xpe.com.br e clica em palestras.

    O site está um pouco lento mesmo! Se não conseguir liga para VESSEL INVESTIMENTOS (82) 3313-2106. Pode falar que eu indiquei. Daí você faz a inscrição por telefone! Manda o seu e-mail para: eduardo_cunha7@hotmail.com para convesarmos melhor. E seja seguidor do blog para receber as novidades.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre as matérias que vêm a somar e tirar minhas dúvidas quanto a investimentos...

    Valeu Eduardo, está de parabéns meu amigo..

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Eduardo, boa noite! Concordo em partes com o sucesso da sua amiga. A rentabilidade alta é fato, mas creio que poderia ser maior. Se ela vendesse o apartamento enquanto ele tinha valorizado 40% desse valor ela poderia realizar esse lucro e dar entrada em outros 2 imóveis. E esperar essa valorização dos dois, que teoricamente valorizariam no mesmo prazo. E assim por diante. Não sou muito adepta a imobilização com finalidade de renda em um período tão grande. Sou tendenciosa a multiplicação. No fim ela poderia demorar um pouco mais para ter a renda mas teria em dobro ou em quantas vezes ela quisesse multiplicar no tempo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lidiane! Muito boa também a sua dica! Na verdade há 2 estratégias de investimento com imóveis:
    1 - ganhos de capital (que você comentou)
    2 - fluxo de caixa

    Meus 2 veículos de investimento são imóveis e consórcio imobiliário e estratégia que escolhi é a de fluxo de caixa.

    Desse seu comentário, já surgiu a idéia de um novo artigo para o blog! Agradeço a sua participação! E como falei contigo pelo chat, não existe certo e nem errado neste caso. Errado está quem ainda não investe!

    ResponderExcluir

Postagens + vistas